Santuário RPG
versão 8.1

Pages: (2) 1 2  ( Go to first unread post )
responder
novo tópico
fazer enquete

[Sugestão] Haki do Rei
Flamel
 Posted: May 16 2018, 12:30 AM

Flamel

Tenente Comandante

1195 posts

Ficha

Flamel is Offline

Marinheiro

Já faz um bom tempo que eu queria escrever a respeito dessa mecânica não explorada em nosso cenário, pois faltavam desde informações até meios de sistematizá-la.

Antes de mais nada, vamos contextualizar essa informação dentro do sistema, que diz:

• Haoshoku Haki (Haki do Rei): é a canalização da vontade do usuário, portanto embora não aumente nenhum atributo físico, mune a pessoa com uma vontade de ferro e a impõe sobre as que não tem força para aguentá-la. Este Haki não pode ser obtido por vias normais.

Além disso, na obra, pudemos ver que esse haki, além do efeito citado acima, pode ser usado para domar criaturas de baixo raciocínio, como também causar status e/ou dano, vide Big Mom.

Porém, o primeiro ponto a ser discutido é como “sistematizar” o quesito vontade forte versus fraca. Ao pensar nisso, pelo que temos de informação, a vontade de um personagem tem uma ligação direta com seu poder, pois podemos ver nos casos mais explícitos do uso desse Haki onde ocorre um nocaute instantâneo dos personagens mais fracos, que possuem uma vontade fraca, enquanto aqueles de vontade mediana e/ou superior sofrem efeitos menores ou nulos.

Usando esse parâmetro e o que dispomos em nosso sistema para ajudar a quantificar, acredito eu que usar o nível de Doriki dos personagens seria a melhor maneira de avaliar o quesito vontade, onde a depender da diferença dos níveis de vontade os efeitos do haki do rei seriam aplicados. Ou, como uma segunda opção, uma fórmula que mescla Doriki e Level, seja criada para mensurar a vontade do personagem.

Os Status mais interessantes a meu ver, seriam:

Medo, Paralisia e “Nocaute”. Sendo que esses efeitos não seriam influenciados por questões como Acerto versus ND, mas sim Vontade versus Vontade.

Exemplo:

Vontade inferior a 50% = Sem efeito.
Vontade 50% maior que a do adversário = Medo.
Vontade 75% maior que a do adversário = Paralisia.
Vontade 100% maior que a do adversário = Nocaute.

Além disso, para os seletos detentores desse raro tipo de haki, poderia ser dados alguns bônus, como:

Uma técnica extra, ligada a esse tipo de haki, com 50% de desconto de EP.
Um bônus passivo, porém pequeno, tanto no haki do armamento quanto no da observação.

E duas peculiaridades exclusivas, que seriam:

Intimidação: Seu personagem é capaz de intimidar facilmente alvos que possuam uma vontade menor que a sua, deixando-os receosos e amedrontados para combatê-lo ou confrontá-lo.

Benefício: Sempre que alguém sobre esse efeito tentar combatê-lo ou confrontá-lo, deverá lançar 1d5, caso o resultado seja 1 ou 2 ele não será capaz de agir e ficará submisso naquela rodada, qualquer valor diferente desse ele é capaz de agir normalmente. Caso possua a peculiaridade “Coragem” o resultado é reduzido para 1. Obs: Necessário estar com o Haki do Rei ativado.

Inspiração: Seu personagem é capaz de inspirar todos os aliados que estejam próximos dele, deixando-os mais confiantes e dispostos.

Benefício: Todos os aliados próximos a você, e somente eles, recebem um bônus de sucesso para qualquer ação de +1. Caso possua a vantagem “Liderança” o bônus para seus aliados aumenta para +2. Obs: Necessário estar com o Haki do Rei ativado.

Agora, tendo a mecânica, os bônus e as singularidades do Haki do Rei definidas, nos resta a metodologia de aquisição. Na obra, podemos notar que são poucos os personagens que o possuem e os que o possuem são de suma importância e impacto no cenário. Diante disso, esse Haki não pode ser comprado, mas sim conquistado e eis minha sugestão:

Requisitos iniciais:

1. Ter comprado “Despertar do Haki”.
Necessário para explicar uma afinidade mínima com o Haki.

2. 5 aventuras concluídas com o personagem atual.
Necessário para que o personagem tenha alguma bagagem dentro do cenário do fórum e que não seja apenas um level 20 que acabou de resetar.

3. 1 ano de fórum.
Necessário para que os contemplados sejam jogadores que realmente dispuseram de tempo no fórum e dificilmente o deixarão de uma hora para outra.

Com esses requisitos iniciais você estará apto a ser candidato a despertar (ganhar) esse haki caso seja o caso. Essa aquisição, eu sugiro, que seja dada somente através dos eventos globais que ocorrem numa média de 1x por ano. Onde, no máximo, até 3 jogadores poderão ser agraciados com o despertar, lembrando que não é obrigatório sempre ser 3, pode acontecer de somente 1 ou nenhum ter alcançado o padrão esperado para ser contemplado com o haki.

Bom, esse é um esboço inicial da ideia, aceito sugestões de como poderia ser melhorada essa questão, pois acho que o Haki do Rei é algo que já pode ser anexado no fórum. Isso pois, a meu ver, seu poder “bélico” não é o maior problema, mas sim seu poder interpretativo.
mp
^
Thalisontrm
 Posted: May 16 2018, 12:12 PM

Thalisontrm

CAPITÃO DA WOLFGANG

430 posts

Ficha

Thalisontrm is Online

Desenvolvedor

Minha opinião.
Gostei da idéia.
Também gostei da forma sistemática da idéia.

Porém sou contra a forma de aquisição. Eu sei que na obra tem coisas raras de ser obtida ou até mesmo coisas que ou você já nasce com aquilo ou fica sem.
Mas no sistema, todos tem que ter os mesmos direitos de obter essas vantagens.

Haki do Rei, como a staff já está desenvolvendo, será adquirido por gemas assim como outras vantagens que temos por aqui (haki, meitou, akumas).
Tudo bem colocarmos um prazo mínimo para poder ser adquirido como 3 aventuras por exemplo que é usada para se adquirir akumas por sorteio. Mas da forma como foi posta a aquisição, eu considero totalmente inviável.

--------------------
mp
^
Hang
 Posted: May 16 2018, 01:28 PM

Hang

N/A

617 posts

Ficha

Hang is Offline

Fan-Ficker

Eu acho que a ideia é ótima porém a forma de aquisição, ainda que na teoria seja ótima, na prática não funciona por alguns motivos simples, que ficaram claros quando akuma no mi era dada por indicação na Rop.
Primeiro qualquer decisão baseada em escolha pessoal é problemática, pq pode acarretar em favoritismo e injustiça.
Segundo gera inúmeras reclamações porque sempre vai ter aquela pessoa que diz “eu narro muito melhor que o fulaninho e ele ganhou, isso é uma bosta. Staff horrível” é isso abaixa o moral do fórum.
Terceiro chega um ponto em que dependendo da staff não há mais interesse em ficar distribuindo, não há movimentação e acaba por ninguém conseguir nada, isso era claro antigamente.
mp
^
Kishan Rajaram
 Posted: May 16 2018, 01:36 PM

Kishan Rajaram

Revolucionário

476 posts

Ficha

Kishan Rajaram is Offline

Revolucionário

Eu já acho que não é viável liberar esse Haki para o publico simplesmente porque ele vai gerar muito problema. Por ele afetar as pessoas/animais, em um evento com muitos jogadores, o simples fato de usar pode fazer com que personagens fiquem a mercê, invalidando totalmente qualquer possibilidade de PVP (o que, no caso, também inclui PVP propriamente dito).
mp
^
Flamel
 Posted: May 16 2018, 08:09 PM

Flamel

Tenente Comandante

1195 posts

Ficha

Flamel is Offline

Marinheiro

Então, eu sei como essa coisa de ser dada pela staff é um caos, eu vivi esse período de trevas. Contudo, acho que só comprar faz perder um pouco da "magia" da raridade que é esse tipo de Haki. Porém, nada impede que seja por compras, mas, para mim, deveria ser criada uma série de pré-requisitos.
mp
^
Lily
 Posted: May 16 2018, 10:16 PM

Lily

N/A

77 posts

Ficha

Lily is Offline

Aventureiro

Talvez sorteio?
mp
^
Dreiken
 Posted: May 16 2018, 10:57 PM

Dreiken

N/A

2885 posts

Ficha

Dreiken is Offline

Narrador

Quando se fala que não pode obter em vias normais, eu pelo menos acredito que o personagem deveria preencher uma série de requisitos. Quais seriam esses requisitos?

a) Tempo de fórum;
b) Ser ativo (Apenas conta com as aventuras);
c) Localidade (Estar, no mínimo, na Grand Line);
d) Ter X aventuras na GL (Paradise ou New World);
e) Nível de Rank X;
f) Ter despertar do Haki;
g) Seguir as regras dos caminhos das gemas (X - 2X - 3X);
h) Não ter Warn;
i) Ter uma boa narrativa e um personagem bem desenvolvido;

Sinceramente, eu discordo do sorteio porque seria algo bem banal como é o sorteio mensal de akumas.

This post has been edited by Dreiken: May 16 2018, 10:57 PM
mpWebsite
^
Lily
 Posted: May 16 2018, 11:20 PM

Lily

N/A

77 posts

Ficha

Lily is Offline

Aventureiro

QUOTE (Dreiken @ May 16 2018, 10:57 PM)
Quando se fala que não pode obter em vias normais, eu pelo menos acredito que o personagem deveria preencher uma série de requisitos. Quais seriam esses requisitos?

a) Tempo de fórum;
e) Nível de Rank X;
h) Não ter Warn;

Sinceramente, eu discordo do sorteio porque seria algo bem banal como é o sorteio mensal de akumas.

Não concordo com o Haki do Rei ser obtido no despertar, colocaria o Haki acima de todos outros caminhos (se já não está), ele é o caminho de mais fácil acesso.

Talvez um caminho só dele?

This post has been edited by Lily: May 16 2018, 11:48 PM
mp
^
Dreiken
 Posted: May 16 2018, 11:54 PM

Dreiken

N/A

2885 posts

Ficha

Dreiken is Offline

Narrador

QUOTE (Lily @ May 16 2018, 11:20 PM)
Talvez um caminho só dele?

Ele não é obtido no momento do despertar. Teria requisitos para isso e que seriam cumulativos, como está no exemplo que citei. Na verdade, o Haki do Rei, de acordo com as regras, é um dos três tipos de Haki, que este por sua vez já integra como um caminho a ser seguido pelo jogador.

Eu acredito que colocar apenas um caminho para Haki do Rei seria desmerecer aqueles que procuraram investir em Haki, que por sinal é bem fraco se comparado com as Akumas e Ciborgue. O motivo de eu pensar dessa forma se dá pelo simples fato de que o jogador que escolhe Haki como primeiro caminho automaticamente tem o valor de compra das Akumas ou Ciborgue Dobrados e o terceiro caminho triplicado.

Para ter uma ideia, basta ver aqueles que desejam obter uma Akuma (Rank A ou S), colocando-a como segundo caminho. O valor chega a ser 160 e 200 gemas. O valor é pago em cheio, pois não existe forma parcelada de pagamento de akuma no fórum como é fragmentado o Haki ou Ciborgue, que podem ser feito por partes.

O cara que obtém o Haki do Rei, que por sinal acredito que deverá ser um preço relativamente elevado, e permanece com o Haki no primeiro caminho, é bem evidente que o jogador perde totalmente as chances de ser usuário de Akuma Rank B (Mesmo existindo desconto de 50% de facção), Akuma Rank A ou Akuma Rank S. Quanto mais se tornar um ciborgue. Tudo isso porque a coleta de Gemas é algo EXTREMAMENTE DEMORADA.

Basta olhar o meu personagem hoje. Eu tenho 127 gemas (100 gemas livres e 27 gastas - irei atualizar em breve). Daqui a uns 1 ou 2 meses, provavelmente, obterei para Haki Nível 03 e isto representa um abatimento de mais 20 gemas. Tu sabe quando terei a chance de obter uma Akuma Rank A ou S?

Estima-se que pelo menos quando eu atingir o nível 5 de Haki. Após isto é que irei ter alguma chance de começar a coletar gemas e ter a chance de um dia comprar uma Akuma no Mi de Rank A ou S pelo dobro do preço. Ou seja, coletar 160 gemas ou 200 gemas. Isso não é válido apenas para mim, mas sim para todos aqueles que escolheram Haki como primeiro caminho.

Enquanto que a vida para quem inicia com Akuma se torna muito mais fácil porque paga o valor integral de 80 ou 100 gemas, coloca Haki como caminho e obtém descontos em torno de 50% após atingir um certo nível de fama pela sua facção, tornando isto muito mais barato, o que de 40 ou 60, passa a pagar 20 ou 30.

Eu acho que tem que continuar sim dentro do caminho de Haki, pois da mesma forma que todo mundo pode gozar o bônus vindo da escolha feita também tem que arcar com o ônus proposto pelo seu próprio caminho.

This post has been edited by Dreiken: May 16 2018, 11:56 PM
mpWebsite
^
T. Wall
 Posted: May 17 2018, 08:21 AM

T. Wall

N/A

149 posts

Ficha

T. Wall is Offline

Estagiário

QUOTE (Thalisontrm @ May 16 2018, 12:12 PM)
Minha opinião.
Gostei da idéia.
Também gostei da forma sistemática da idéia.

Porém sou contra a forma de aquisição. Eu sei que na obra tem coisas raras de ser obtida ou até mesmo coisas que ou você já nasce com aquilo ou fica sem.
Mas no sistema, todos tem que ter os mesmos direitos de obter essas vantagens.

Haki do Rei, como a staff já está desenvolvendo, será adquirido por gemas assim como outras vantagens que temos por aqui (haki, meitou, akumas).
Tudo bem colocarmos um prazo mínimo para poder ser adquirido como 3 aventuras por exemplo que é usada para se adquirir akumas por sorteio. Mas da forma como foi posta a aquisição, eu considero totalmente inviável.

Concordo integralmente.

Gostei da proposta e como foi pensada, mas a forma de aquisição tem que ser algo mais complexo ou fora da curva, como as gemas por exemplo.
mp
^
Tell
 Posted: May 17 2018, 08:42 AM

Tell

Rank E

664 posts

Ficha

Tell is Online

Caçador / Mercenário

QUOTE (Dreiken @ May 16 2018, 08:57 PM)

a) Tempo de fórum;
e) Nível de Rank X;
h) Não ter Warn;

j) nick começar com T e terminar com ELL
mp
^
HeroMadao
 Posted: May 17 2018, 01:39 PM

HeroMadao

N/A

602 posts

Ficha

HeroMadao is Offline

Caçador / Mercenário

Pessoalmente, não acho legal Haki do Rei para o fórum.

- Em termos de cenário, é uma ferramenta absurda. O anime deixa claro que é algo raríssimo. Eu entendo que quando falamos de Shonen, tudo que é raro vira comum conforme a evolução da história (Super Sayajin, Bankais, e outras coisas do gênero). Mas acho que por ser um conceito abstrato, ficaria bastante travado o sistema.

- Tirando o fator dito acima, acho difícil sistematizar algo como "presença sobrenatural" sugerida pelo poder. Veja o Luffy: atualmente, ele basicamente usa o poder para "eliminar minions" na história. Mas o que libera esse critério? Veja bem se ele pode nocautear personagens mais fracos que ele, o que impede um high player de abusar disso contra players iniciando os personagens?

- Segundo a wiki, os personagens que usam são: Shanks, Silvers Rayleigh, Boa Hancock, Monkey D. Luffy, Edward Newgate, Portgas D. Ace,Donquixote Doflamingo, Chinjao, Charlotte Linlin, Charlotte Katakuri. Ou seja, mesmo pelo padrão do anime, foram poucos usuários. Aqui todos teriam que ter a chance igual, o que poderia gerar um problema sério.

- Ainda nos exemplos acima, pouquíssimos usam como o poder do Luffy. Dá a entender que cada um usa de uma forma diferente, ou com um grau totalmente diferente dos outros.

Pessoalmente, eu acho que é um poder que só criaria desbalanceamento no cenário. Para mim (repito, para MIM) é impossível criar uma versão dessa habilidade que agrade todos numericamente. Eu mesmo não vi muito sentido no esquema apresentado nesse post. Mas bem, não sou ADM nem nada. Só to comentando mesmo.

Seria a mesma coisa de tentar sistematizar os "teleportes" de animes como Dragon Ball, Bleach e outros do gênero, é impossível pq nunca foi exatamente explicado como funciona! Você sabe o que faz, mas como faz? O Luffy por exemplo não parece ter esforço físico algum...

Bem, eu sou contra. Acho que criaria uma vantagem desnecessária para alguns, e um impedimento enorme para outros. Já temos sistemas bons de Haki, cyborgue e outros que têm certa harmonia, mas que ainda podem ser explorados...

Edit: Na primeira vez que o Luffy usa o Haki controlado, ele mira exatamente no exército inimigo, mesmo sendo uma onda de energia ignora aliados. Como vocês fariam isso? Pergunta honesta.

This post has been edited by HeroMadao: May 17 2018, 03:02 PM

--------------------
"Acts of goodness are not always wise, and acts of evil are not always foolish, but regardless, we shall always strive to be good".
"Para o covarde, não há vida. Para o herói, não há morte."

Música Tema
Música Tema (Combates)

user posted image
mp
^
Sorata
 Posted: May 17 2018, 07:49 PM

Sorata

N/A

919 posts

Ficha

Sorata is Offline

Narrador

Cara, eu super acho que valeria a pena, dependendo de como a staff trabalharia nisso. Mas sinceramente? Confio no trabalho deles (e se na prática vermos que ficou desbalanceado é só trabalhar nisso. Já fizemos isso com o próprio Haki e o sistema de akumas).

E sobre usar contra players mais fracos, só pensem que:

1) Eventos globais rolam uma vez ao ano, no máximo (a staff pode até ter a intenção de mudar isso, mas o parâmetro atual é esse).

2) Acho extremamente difícil um player muito mais fraco tentar atacar um mais forte. Quantos aqui já viram um PvP de player level 3~4 contra um de level 10 ou maior? Quando a diferença de level é absurda um hit ou dois acabam com a luta. É tão diferente assim de usar direto o haki do rei e nocautear?

3) Se ainda assim a galera achar que um player level baixo seria injustiçado, em eventos a regra poderia ser diferente. Mas seriam só nesses casos excepcionais (e óbvio que penalidades ainda seriam aplicadas, só não rolaria desmaio).
mp
^
Waka
 Posted: May 17 2018, 10:00 PM

Waka

Mercenário

1721 posts

Ficha

Waka is Offline

Programador

Bom, o que posso falar é que acho que no momento não há planos para adicionar Haki do Rei. Não por sermos essencialmente contra, mas por considerarmos que há muitas coisas a serem corrigidas ainda no sistema (e mais gritantes). Não posso dar detalhes mas estamos passando um pente fino nas tabelas de akumas, padronizando tudo para facilitar nosso trabalho no presente e futuro e corrigindo valores passados.

Haki do Rei teria que ser muito bem pensado, tanto em como funcionaria quanto em como seria adquirido.

Do ponto de vista de jogo, é complicado disponibilizar um poder tão forte a apenas alguns "privilegiados", por isso teríamos que pensar bem na dinâmica. Acredito eu que teria que ser um trabalho dedicado de toda a staff em conjunto, o que implicaria em possivelmente negligenciar outros assuntos durante a criação.

Já foi inclusive pautado mas logo percebemos que seria um assunto complicado e "arquivamos" até um futuro não definido, visto que havia outros assuntos importantes pendentes.

Mas a discussão está boa, para futuras referências é bem válida.
mpWebsite
^
Hawker
 Posted: May 18 2018, 01:16 PM

Hawker

N/A

3 posts

Ficha

Hawker is Online

Aventureiro

Isso talvez desvie um pouco do assunto mas ajudaria na implementação do Haki do Rei. Eu sinto falta no fórum um atributo que seja como um "Carisma", algo que quantifique e sistematize a habilidade social e "presença" de um personagem, se os efeitos do Haki do Rei fossem atribuídos a um tributo assim, acho que ajudaria muito a implementar essa mecânica no fórum, apesar de q isso possivelmente acarretaria numa reavaliação completa do sistema de atributos do fórum
mp
^
1 User(s) are reading this topic (1 Guests and 0 Anonymous Users)
0 Members:

Pages: (2) 1 2 
responder
resposta rápida
novo tópico
fazer enquete