Santuário RPG
versão 8.1

responder
novo tópico
fazer enquete

[Sugestão] Quadro de opiniões
Aesthesys
 Posted: Jan 12 2018, 04:59 PM

Aesthesys

N/A

29 posts

Ficha

Aesthesys is Offline

Aventureiro

Fala pessoal! Tudo bem?

O que venho sugerir como complemento do sistema hoje seria um novo componente a ser acoplado na ficha de vocês. O quadro de opiniões é uma dinâmica que eu implementei num fórum de rpg meu e que eu nunca vi algum outro fórum usar, ainda.

Essa ideia eu tirei de Lobisomem: O Apocalipse. Quando íamos ler as tribos, existia uma área específica onde uma tribo falava de sua perspectiva sobre as outras tribos do RPG. Isso acrescentava muita coisa ao sistema porque ambientava os leitores sobre como funcionava aquele universo.

O que é o quadro de opiniões?

Seria um componente a mais na ficha interessantíssimo pro fórum, porque iria alinhar lados e opiniões de cada personagem. Esse quadro vai indicar o posicionamento de um determinado personagem com relação ao mundo em que ele vive. É o lugar onde ele vai poder exercer personalidade + visão de mundo atual do personagem sobre alguma determinada coisa.

Porque implementar isso?

Todo personagem tem uma jornada aqui no fórum. Ele tem um desenvolvimento, e esse desenvolvimento atinge vários aspectos da sua vida: inclusive aspectos mentais. Eles são como nós. A gente muda de opinião conforme as experiências que vamos vivenciando ao longo da vida.

Além disso, esse quadro poderia auxiliar os narradores a criar suas aventuras porque o quadro de opiniões seria uma ferramenta a mais pro jogador poder expressar a personalidade do personagem. Eu, você e todos nós sabemos que existe uma área específica na ficha para isso. Mas eu não acredito ser suficiente, pois além de ser uma área mais trabalhosa de alterar (porque é difícil fazer a composição de personalidade de um personagem), também é uma área que não é atualizada com frequência (e nem sei se pode aqui no fórum).

Como isso funcionaria?

Primeiramente poderíamos estabelecer tópicos fundamentais para que toda ficha inicial tenha. Um exemplo? A opinião de um personagem sobre a marinha. A dinâmica é muito parecida quando um reality show nos trás uma parte meio atemporal do programa, em que as pessoas fazem comentários sobre determinados acontecimentos ou pessoas.

Fora as opiniões iniciais do personagem, conforme ele fosse completando aventuras e evoluindo no fórum essa parte da ficha iria se atualizando. Como? Desde que o personagem tenha mudado ou adquirido alguma opinião significativa sobre alguma coisa, poderia ser feita uma requisição de mudança. Desde que, é claro, algo tenha acontecido para que essa mudança seja incluída ou modificada na ficha.

Alguns exemplos práticos...

Exemplo:

A opinião de Slimrat sobre a Marinha: "Enquanto eu puder viver minha vida longe deles, estarei feliz!"

A opinião de Slimrat sobre os Piratas: "Baderneiros! Acham que podem viver suas vidas fazendo o que bem entend... Espera aí, aquilo ali é ouro?!"

A opinião de Slimrat sobre os Revolucionários: "Eu não os conheço, mas já ouvi boatos. Soube uma vez de um cara que foi capturado pelo governo, e bem... Acho que hoje ele não está mais aqui para contar sua história, imagino! Hahahaha, ai... Essa foi boa, vai."
mp
^
Waka
 Posted: Jan 12 2018, 05:38 PM

Waka

Aventureiro

1400 posts

Ficha

Waka is Offline

Programador

Achei uma ideia bem criativa e bacana. Se fosse em caráter opcional eu acharia algo bem legal de ter no fórum.

apoiado (y)
mpWebsite
^
Raikk
 Posted: Jan 12 2018, 05:42 PM

Raikk

N/A

80 posts

Ficha

Raikk is Offline

Aventureiro

Como o Waka falou, algo opcional ficaria bem bacana. Ou algo que, com o desenvolvimento e aventuras futuras do personagem, você vai colocando.

Apoio também.
mp
^
Twelve
 Posted: Jan 12 2018, 06:03 PM

Twelve

Aventureiro

126 posts

Ficha

Twelve is Offline

Estagiário (Dev)

É realmente uma coisa bem interessante e dinâmica, sendo completamente opcional, tem 100 bilhões por cento de certeza que vou apoiar.

Curti http://files.b1.jcink.com/html/emoticons/biggrin.gif

--------------------
user posted image
mp
^
Kishan Rajaram
 Posted: Jan 12 2018, 06:40 PM

Kishan Rajaram

Revolucionário

435 posts

Ficha

Kishan Rajaram is Offline

Revolucionário

Dá forma que está, me parece meio inútil. Só serve para terceiros saberem sua opinião a respeito das poucas facções que tem no fórum, porque o GM sabe o que o personagem pensa porque, bom, ele está narrando e, suponho, lendo o que esta sendo escrito. Para todo o resto, creio que Fama e afins já diz bem a respeito.
mp
^
Kaniéhaka
 Posted: Jan 12 2018, 09:05 PM

Kaniéhaka

N/A

526 posts

Ficha

Kaniéhaka is Offline

Aventureiro

QUOTE (Kishan Rajaram @ Jan 12 2018, 06:40 PM)
Dá forma que está, me parece meio inútil. Só serve para terceiros saberem sua opinião a respeito das poucas facções que tem no fórum, porque o GM sabe o que o personagem pensa porque, bom, ele está narrando e, suponho, lendo o que esta sendo escrito. Para todo o resto, creio que Fama e afins já diz bem a respeito.

Isso daqui é um RPG interpretativo, não um fórum de discussão de física quântica. Nem tudo precisa ser útil. Você deveria saber disso mais que o resto, visto que nada que você em particular faz precisa de dados.

@Aesthesys Eu apoio a sua ideia e acho que são detalhes assim que enriquecem o fórum. É possível expressar essas opiniões naturalmente na ficha, mas a essência da proposta é muito boa. Quanto mais detalhes sobre o personagem, melhor, principalmente os de caráter interpretativo.

--------------------
user posted image

Close your heart to the suffering of your enemies.
mp
^
Kishan Rajaram
 Posted: Jan 12 2018, 11:49 PM

Kishan Rajaram

Revolucionário

435 posts

Ficha

Kishan Rajaram is Offline

Revolucionário

QUOTE (Kaniéhaka @ Jan 12 2018, 07:05 PM)

Isso daqui é um RPG interpretativo, não um fórum de discussão de física quântica. Nem tudo precisa ser útil. Você deveria saber disso mais que o resto, visto que nada que você em particular faz precisa de dados.

Não muda o fato de que, da forma que está, para ter uma opinião sobre 4 ou 5 facções, é desnecessário visto que o objetivo, pelo menos o que ele disse, era para ajudar o GM.
mp
^
Aesthesys
 Posted: Jan 14 2018, 09:22 AM

Aesthesys

N/A

29 posts

Ficha

Aesthesys is Offline

Aventureiro

QUOTE (Kishan Rajaram @ Jan 12 2018, 09:49 PM)
QUOTE (Kaniéhaka @ Jan 12 2018, 07:05 PM)

Não muda o fato de que, da forma que está, para ter uma opinião sobre 4 ou 5 facções, é desnecessário visto que o objetivo, pelo menos o que ele disse, era para ajudar o GM.

Então, se você leu certinho (o que imagino que sim), perceberá que a sugestão das facções se dá a uma ficha inicial. A questão do quadro de opiniões é que ela pode se tratar de qualquer coisa que seja relevante para o personagem. É um complemento da personalidade.

Os motivos, por mais que você não concorde (e tudo bem você não achar útil), foram expostos e complementadas por outros jogadores nos posts acima. Mas agradeço sua opinião, ela foi e será muito bem-vinda. http://files.b1.jcink.com/html/emoticons/biggrin.gif

Valeu.
mp
^
T. Wall
 Posted: Jan 14 2018, 10:22 AM

T. Wall

N/A

19 posts

Ficha

T. Wall is Offline

Aventureiro

Interessante.

Não sei se caberia isso propriamente na ficha (particularmente eu acho a ficha do fórum imensa e com muita coisa dispensável/não usada). Mas a tua proposta se assemelha com os vínculos do DW. Como o personagem se relaciona com as principais facções/forças existentes no cenário.

Conceito bacana, espero que seja acatado de alguma forma.

--------------------
mp
^
1 User(s) are reading this topic (1 Guests and 0 Anonymous Users)
0 Members:

responder
resposta rápida
novo tópico
fazer enquete