versão 8.1

responder
novo tópico
fazer enquete

[Sugestão] - Profissões de craft, Cobrindo cenários
ShadTK
 Posted: Feb 26 2018, 06:01 PM

ShadTK

Caçador de Recompensas

427 posts

Ficha

ShadTK is Offline

Narrador

Primeiramente boa tarde

Tenho ciência que a staff está ocupada com outros assuntos no desenvolvimento, e que esse tópico já deve ter sido discutido a longas distâncias no passado, mas queria sugerir algo sobre ele.

A separação engenheiro-ferreiro.

Desde que eu entrei essa separação de craft me faz muito pouco sentido narrativo. A idéia "Engenheiro fazem armas a distância, ferreiros fazem armas corpo-a-corpo" é sólida, considerando que essas são as duas "classes" de dano do forum, mas é estranha. Uma arma de fogo é feita de todos os tipos de metal, então engenheiros tem que ter um minimo de conhecimento de metalurgia para trabalhar em sua posição. E se um ferreiro é capaz de criar as peças para uma arma de fogo, não faz sentido ele não conseguir monta-la contanto que ele tenha um manual ou uma receita.

E isso nem chega a outros problemas, como armas feitas de outros materiais - chicotes, por exemplo. Capas. Roupas num geral - quem seria o mais indicado a criar uma luva de couro?

Eu entendo perfeitamente que simplesmente "juntar" os dois é dar muito poder a nova classe - ferreiros e engenheiros tem toda uma gama de vantagens que se juntas por completo, tornariam a classe objetivamente necessária para qualquer jogador.

Minha sugestão: Separar o craft de itens para uma classe especifica chamada "artesão". Para fins de balanceamento, essa classe teria uma mecanica unica de 'compra de especialidades', que ditaria o que o artesão pode criar. as especialidades funcionam da mesma forma que os estilos de combate basicos, custando 1 PE por especialidade.

Exemplo: Artesão(profissional) - 3PE
Especialidades:
- Armas de corte(longas) - 1PE
- Armas de arremesso - 1PE
- Armas de fogo (pequeno porte) - 1PE
- Armaduras pesadas - 1PE
- Armaduras leves - 1PE
- (Personalizado) - 1PE
Total - 9 PE

No caso, as armaduras teriam que ser classificadas já que não há classificação existente no tópico de estilos de combate. A adição de especialidades garante que o custo de PE's ainda seja consideravel para a profissão, e faz com que o jogador pense bem naquilo que ele deseja criar.

As funções secundarias de ferreiros e engenheiros (canhões, explosivos, motores), poderiam ser transferidas para uma outra classe especifica (ficando como ferreiro ou engenheiro mesmo), ou transferida para outras classes (bombas voltam para quimicos, canhões e motores vão para marceneiros na construção do navio, et al.)

É uma idéia inicial para melhorar a interpretação das profissões de craft atualmente. aceito sugestões de melhoria.

Regards
ShadTK.

--------------------
Informações Rapidas do personagem:

Spoiler

Narrativa
Fala

nota de rodape

HP:
100% Saudavel
70% Escoriado
50% Machucado
30% Ferido
10% Estado Grave
0% Inconsciente

Atributos:

✦ DANO CORPO A CORPO: 1
✦ DANO A DISTÂNCIA: 9
✦ DANO DE ARREMESSO: 3

✦ ACERTO CORPO A CORPO: 4
✦ ACERTO A DISTÂNCIA: 4

✦ ESQUIVA: 8
✦ BLOQUEIO: 8
✦ AGILIDADE: 12

✦ RESISTÊNCIA: 1
✦ PONTOS DE VIDA:20
✦ ENERGIA:29

✦ DORIKI: 100

Peculiaridades:

Memória Expandida
Sensitivo
Aceleração

Vantagens:

Acrobata
Equilíbrio Perfeito
Pulo do Gato
Le Parkour
Artista(Brinquedos)
Aparência Inofensiva
Resistência ao álcool

Desvangatens:

Inadaptação (Água)
Preconceito (Leve)
mp
^
Flamel
 Posted: Feb 26 2018, 06:08 PM

Flamel

Capitão (大佐 Taisa)

1260 posts

Ficha

Flamel is Offline

Marinheiro

Só acho que você postou na área errada kkkk

Aqui é o tópico de regras Shadt, cuidado com esses entorpecentes <3
mp
^
ShadTK
 Posted: Feb 26 2018, 06:18 PM

ShadTK

Caçador de Recompensas

427 posts

Ficha

ShadTK is Offline

Narrador

Pode crer
Postei correndo pq tava atrasado, mal ae

Alguem pode mover o tópico?
mp
^
Lucilfer
 Posted: Feb 26 2018, 08:59 PM

Lucilfer

Agente - Cipher Pol 3

164 posts

Ficha

Lucilfer is Online

Agente do Governo

massa

já pode jogar nas regras
mp
^
Seth
 Posted: Feb 26 2018, 10:19 PM

Seth

Aventureiro

471 posts

Ficha

Seth is Offline

Administrador

Ah, delícia, propostas do Shad <3

Enfim. Então, tenho alguns pontos a comentar:

-Primeiramente, há uma diferença clara entre ferreiro e engenheiro no interpretativo (que é aplicado também nas regras), que seria com o quê ele trabalha. Enquanto um engenheiro têm os conhecimentos da construção de itens que necessitam de certa mecânica e de metais, ele não tem o conhecimento da molda e manejo destes últimos. Ou seja, num exemplo, ele até poderia fazer uma espada, mas a partir de um molde, do mesmo modo que a água é congelada numa forminha para fazer o gelo. Isso tornaria a espada fraca e quebradiça, obviamente, pois não há qualquer preocupação com a dobra do metal para o ganho de resistência e fio.

Já o ferreiro, que possui todo o conhecimento necessário para fazer espadas, fermentar couro e derivados, não teve acesso ao estudo necessário para a montagem de armas mais complicadas, pois estas necessitam mecânica para funcionarem. Como você disse, o ferreiro poderia até comprar uma "forminha de gelo" para uma escopeta, mas isso implica que pagou um engenheiro para fazê-lo - e que não conseguirá melhorá-lo caso não se especialize na área.

-Segundo, a ideia de remover o acesso do engenheiro à itens que também requerem mecânica em sua construção me deixa levemente desconfortável. Prefiro que continue como está.

-Terceiro, dividir a profissão de ferreiro dessa maneira é... um pouco triste. Pelo o que me lembre, isso não acontecia com os profissionais medievais, exceto quando eles queriam realmente se especializar em uma arma, como ocorria no antigo Japão com a produção de katanas. A profissão, caso dividida, vai ficar encarecida e não valerá tão a pena assim, comparado à outras como Químicos, por exemplo.

...Acho que por enquanto é isso. Consegui fazer meus pontos?

--------------------

mp
^
Buse
 Posted: Feb 26 2018, 11:48 PM

Buse

Caçador

223 posts

Ficha

Buse is Offline

Estagiário

Acho que uma dúvida grande que eu tenho do sistema de craft é... digamos que eu quero costurar um terno de tecido leve, que dá... sei lá, algum bônus aí. Com que profissão eu faço isso?

(Ou como o Shad falou, uma luva, ou um chicote, ou qualquer parada esquisita assim)

--------------------
user posted image
mp
^
Seth
 Posted: Feb 27 2018, 12:09 AM

Seth

Aventureiro

471 posts

Ficha

Seth is Offline

Administrador

@Buse, chicotes de couro ou metal são fabricados pelos ferreiros. Caso leia minha resposta anterior, irá entender.

Para costurar um terno de tecido leve, o correto seria ir a um alfaite na cidade. A criação dessa profissão específica, por enquanto, não foi pensada, embora eu também ache interessante e já tenha pensado em como aplicá-la ao fórum. Infelizmente, essa não é a prioridade atual, pois há outras profissões precisando de amor antes de se pensar em uma nova.

This post has been edited by Seth: Feb 27 2018, 12:09 AM
mp
^
ShadTK
 Posted: Feb 27 2018, 09:51 AM

ShadTK

Caçador de Recompensas

427 posts

Ficha

ShadTK is Offline

Narrador

Compreendo perfeitamente, @Seth. Inclusive, admito que não havia considerado que ferreiros por costume tenham conhecimento de manipulação de couro.

Eu também gosto, particularmente, do sistema ferreiro-engenheiro atual. Dá possibilidade de vários cenários interpretativos interessantes, fora o mero craft de itens.

Meu problema com o cenário atual não é tanto quanto o que eles fazem, mas com quando seus dominios se tornam interdependentes. Tome minhas botas como exemplo:

City Escaper
Bônus: +1 de resistencia
Descrição: Um par de botas azuis com a sola particularmente grossa, pois contem rodas retrateis que permitem transformar a bota em um par de patins. São surpreendentemente confortaveis.
História: Cansado de trocar entre sapatos e patins, Eon modificou um calçado de maneira a colocar 4 rodas em sua sola, assim podendo andar de patins onde bem entendesse. De quebra, dá mais 2 centimetros de altura!
Custo: 75.000 B

(elas dão resistencia atualmente mas é pq na época não podia dar ND em equipamentos)

Por causa das mecanicas dos patins, é um equipamento que obviamente necessita de um engenheiro. Isso dito, em sua essência, é um item de couro com peças de aluminio e plastico[1]. Essêncialmente, eu não vejo o que impeça um ferreiro de fazer o mesmo item. E também fica dificil dizer como eu poderia criar esse item do zero, caso eu não tivesse modificado uma bota já existente.

[1] Plastico, inclusive, é outra coisa que eu não sei aonde colocar - seria coisa de quimico interpretativamente, mas imagino que só um engenheiro saberia usar em um equipamento.

Isso sem falar de quando colocamos madeira na história. Atualmente, o sistema não parece conseguir comportar um arco de madeira lendário - pelo descrito, engenheiros não sabem tratar com madeira, e carpinteiros só podem criar itens até +6 de bônus. O unico jeito que ficaria mais ou menos justificavel seria um personagem com engenheiro E carpinteiro.

Também temos a questão de vidro. Tome os óculos que o usopp usa, por exemplo. Seria necessário um engenheiro para criar as molas e os sistemas de ajuste que o equipamento usa, mas novamente, os componentes seriam responsabilidade do ferreiro. Eu imagino que qualquer tipo de óculos, seja de proteção ou etc, necessitaria de um tanto de ambos.

O que isso gera é a constante necessidade de se ter as duas classes para poder justificar as criações. se qualquer coisa, uma em nivel amador, outra no nivel desejado. Eu não sei dizer se isso é bom ou ruim - é certamente um gasto de PE extra, dependendo do quanto o jogador precisar investir.

Se ainda achar que for melhor manter do jeito que está, tudo bem. Se não, eu posso dar uma polida no sistema de artesão, melhorar a proposta, e depois posto aqui.

-------------------------

Sobre as roupas, eu estive pensando, e não acho que uma terceira profissão seja necessária. Até por quê um 'alfaiate' não teria tantas subfunções quanto um ferreiro, carpinteiro ou engenheiro tem, e seria só adicionar mais problema de interdependencia que eu mencionei acima. No sistema atual, creio que basta adicionar um simples aprimoramento:

Alfaiate/Costureiro/Fashionista (não sei qual nome seria melhor) - 1PE
Descrição: O personagem sabe criar e remendar suas próprias roupas.
Benefício: Permite ao personagem criar roupas sem bõnus. Permite as profissões de carpinteiro, ferreiro e engenheiro a utilizar materiais leves como tecidos, sedas, panos, latex, couro e plasticos na criação de seus equipamentos bonificados.

Tal aprimoramento cobre grande parte dos casos de uso de materiais não-listados em um ferreiro ou engenheiro, eu acredito, e mantém o sistema de craft da maneira que está.

This post has been edited by ShadTK: Feb 27 2018, 10:09 AM
mp
^
0 User(s) are reading this topic (0 Guests and 0 Anonymous Users)
0 Members:

responder
resposta rápida
novo tópico
fazer enquete