versão 8.1

 
fechado
novo tópico
fazer enquete

 [Duvidas, criticas e sugestões] - Armas Únicas
ShadTK
 Posted: Apr 14 2018, 10:43 AM
citar


ShadTK




Caçador de Recompensas



427 posts

Ficha

ShadTK is Offline

Narrador




Bom dia/tarde/noite Pessoas!

Primeiramente quero parabenizar a staff pelo trampo colocado no sistema de armas únicas. É algo interessante que coloca uma gama de novas possibilidades no jogo, e realmente gostei da maneira que foi tratado.

Gostaria de por meio deste tópico, oferecer algumas sugestões sobre algumas das vantagens, assim como o sistema num todo. Algumas coisas novas, outros pontos de melhorias, algumas revisões… são opiniões minhas onde eu acho que esse sistema possa melhorar, e vou fazer o possível para justificá-las de acordo.

==================================================

Novas Características: Furtiva & Perceptiva

Olhando na lista, não pude deixar de notar a falta do englobamento destes dois atributos que surgiram no sistema. Eu creio que seja justo a criação de características que possam enaltece-los. Minha sugestão seria:

QUOTE

Furtiva(1 a 3 pontos) - Sua arma é silenciosa e difícil de ver, e de alguma forma ajuda você a se misturar com o ambiente, pegando seus inimigos de surpresa. Aumenta furtividade em +2/+4/+6 dependendo da quantidade de pontos investidos.


QUOTE

Perceptiva(1 a 3 pontos) - Sua arma possui algum mecanismo que o alerta de perigos próximos. Pode ser algo como uma espada que brilha azul na presença de orcs, ou uma mira telescópica dedicada a achar armadilhas. Aumenta percepção em +2/+4/+6 dependendo da quantidade de pontos investidos.


==================================================

Nova característica: Potencial Infinito

Me lembro que há algum tempo houveram várias dúvidas e sugestões sobre o fato de não ser possível fazer o upgrade de uma arma inicial até o status de “lendario” (pela regra de limitação de upgrades ser até 2 tiers acima do tier original da arma). Achei que isso ia ser abordado nesse sistema de armas únicas, mas acabou não sendo, pelo menos não exatamente.
Por isso sugiro a existência da seguinte característica:




QUOTE

Potencial Infinito(2 pontos) - Sua arma pode ter começado como algo comum, mas possui um potencial interior inesperado. Permite que a arma seja melhorada independente de seu rank, podendo chegar até o rank lendária (As requisições de profissão, slots de craft e custos se mantém)


Assim permitindo jogadores que queiram ficar com a mesma arma do começo ao fim do jogo a possibilidade de melhorá-las, ainda que a custo de um slot de característica e 2 pontos.

==================================================

Refatoração - Arma de Semi-Distância

Essa vantagem é interessante pelo ponto de vista de armas exóticas (como gunblades), mas ela tem dois problemas: O primeiro, uma arma de semi-distância não é exatamente única.

Por exemplo, tome a arma Kusarigama. Uma mini-foice presa por meio de uma corrente, é possível lutar a curta distância(segurando a foice), ou a média distância (arremessando-a e segurando pela corrente). E não é exatamente o que eu diria de uma arma única.
Armas que se baseiam em correntes num geral caem nesta categoria (Uma corrente estilo Ghost Rider, pode ser usada a média distância ou pode ser enrolada no punho para combate a curta distância). Armas de arremesso também caem aqui (Machadinhas, facas, kunais). Do lado oposto do espectro, temos o uso de baionetas em rifles, permitindo o combate corpo a corpo em uma arma de distância. Todas armas relativamente comuns, que são híbridas entre distância corpo a corpo e média distância.

O segundo problema: Isso
QUOTE

Seu cálculo de dano com essa arma torna-se ([ACU+FOR]/2)


Creio que isso já foi discutido uma vez quando falamos do cálculo de dano de arremesso. A fórmula de dano acima é uma desvantagem para o jogador, pois O valor total da mediana jamais será maior do que o valor máximo de um de seus membros.

Mesmo com o nosso sistema atual de investimento híbrido de PEs, a mediana de 15 em FOR e 15 em ACU não causa mais dano do que dano simples com 22(15 + 14) em FOR e 1 em ACU. Escalonando para tiers superiores, à mediana de 30 de FOR e 15 em ACU não dá mais dano do que ter 34 em FOR (15 + 30 + 12) e 4 em ACU.

Levantado os problemas acima, eu gostaria de sugerir o seguinte.

Pela descrição, da característica, eu creio que a intenção dela era de permitir a existência de gunblades como itens únicos. E a principal característica de uma gunblade é menos a questão de ser uma arma de distância híbrida, e mais a questão de ser uma arma branca que atira. E temos um sistema de munição que bonifica armas de acordo com a munição usada, sendo então uma vantagem.

Assim sendo:

QUOTE
• Arma de Distância Híbrida(1 Ponto): Sua arma é um híbrido, capaz de fazer ataques com a sua força, mas usando distância também! Permite o uso de munições em armas de curta distância, mantendo o bônus da arma tanto para ataques a distância quanto para ataques corpo-a-corpo.


E se preferirem manter a mistura entre força e acuidade, eu recomendo a utilização da seguinte fórmula para o dano:

FOR + (ACU/4) (arr. Baixo)
OU
ACU + (FOR/4) (arr. Baixo)

(Dependendo do estilo da arma)

Apesar de parecer que o acima é objetivamente superior a fórmula de dano comum, no planejamento de PEs a vantagem ainda é um pouco nebulosa. Por exemplo, suponha que você tem 30 PEs para investir

Investindo 15 em FOR e 15 em ACU, seu dano pela formula acima é de 15 + (4) = 19

Investindo 22 em FOR e 1 em ACU, pela formula normal, se dano é de 22. Pela formula acima, é de 22 + (1/4) = 22

Então acaba se igualando com a fórmula padrão, mostrando vantagens marginalmente boas apenas em levels muito superiores. (E sim, estou ciente que a obrigação em se investir de ACU ou FOR pelo level impossibilita o segundo caso, mas meu ponto se mantém. A ‘vantagem’ de cálculo não é particularmente gritante, e é infinitamente melhor do que fazer a mediana dos dois atributos)

==================================================

Armaduras/Equipamentos Únicos

Quando eu ví a seguinte característica pela primeira vez:

QUOTE

• Desarmada (0 ou 1 Ponto): Sua arma não é uma arma! Talvez seja um colar, uma faixa, uma coroa, uma calça... A decisão cabe a você, com a única restrição dela não poder se tornar outra arma. Quando modificada desta forma, ela perde qualquer bônus que tenha tido anteriormente, mas ainda mantém as suas características (que sejam condizentes para um item que não é ofensivo). Por 1 ponto, seu item único é uma armadura, mantendo um bônus igual a 1/3 do bônus anterior do item.


Eu achei que ela se referia a uma característica que deveria ser usada caso alguém quisesse pegar um item não-arma e quisesse torná-lo em um item único não-arma.

Mas segundo a resposta do waka esse tópico, é para ser usado somente por armas mesmo

QUOTE
você pega uma arma e transforma ela em um item de outro slot. Por exemplo, uma espada que, quando amarrada de lado no braço, vira uma ombreira que lhe protege de danos.


Com isso em mente, eu queria saber: É possível usar um item de algum outro slot que não arma no sistema de armas únicas?

Nesse sentido, como funciona a conversão de bônus de arma para armadura? Mantem-se em dano/acerto, ou é trocado para Resistencia/Esquiva/Bloqueio/Acerto (Dependendo do slot da arma)

Por exemplo, suponha o item abaixo:

Nome:Estrela Azul MKIII
Valor: 30 Gemas - 5.000.000 Berris
Rank: A
Bônus: +8 Esquiva (+3 Bonus da arma +5 Bônus melhoramento) +8 Esquiva (Defensora), sistema de propulsão(Interpretativo)
Características: Desarmada(1) , Segura(1), Defensora (8), Interpretativo (3 Pontos)
Descrição: Um par de botas com Dials de vento em sua sola, e um sistema de giroscópio que auxilia no equilíbrio do usuário. Permite que o usuario patine a altas velocidades, sempre flutuando alguns centímetros do chão.

Ele teria que ser criado inicialmente como arma para poder ser usado? Eu não poderia, por exemplo, pegar um par de botas +3 e fazer o upgrade para ele?


==================================================

EDIT: Esqueci desse

Conflito: Sistema de slots & Caracteristica Defensora

Queria só deixar esclarecido um ponto sobre a caracteristica defensora:
QUOTE

• Defensora (4 ou 8 pontos): Sua arma possui formato ou elementos característicos que a auxiliem na defesa de golpes. Por 4 pontos, pode converter 50% dos bônus de qualidade da arma para esquiva ou bloqueio. Por 8 pontos pode converter 100%.


Ok, ela garante bônus de defesa. Perfeitamente entendível.
Entretanto, Armas comuns também podem garantir bônus de defesa, contanto que elas usem um slot de armadura. Como segue exemplo do tópico de items e equipamentos:

QUOTE

O bonus e custo do item está atrelado ao slot que ele ocupa. Alguns itens podem ocupar mais de um slot. Neste caso, o custo do item é a soma do custo de seus slots, e a raridade do item é equivalente ao valor da raridade do slot mais alto. Por exemplo:

[...]

Nome do Item: Armblade
Bônus: +6 de Dano/+2 de Bloqueio
Descrição: Uma braçadeira que possui uma longa lâmina em sua ponta.
Slot:Arma/Braços
Raridade:Incomum
História do Item: Comprada de um cara suspeito de cabelo loiro espetado.
Custo:2.000.000 + 500.000 = 2.500.000 B


Como fica a questão então de armas com slots multiplos? Mantem-se a habilidade de usar dois slots como o exemplo acima, sem precisar ser uma arma única? Caso uma arma dessas se torne item único, o valor da característica defensora se soma com o valor do slot de braço?

========================================

Por hora, só isso mesmo. Agradeço pelo tempo de leitura!

This post has been edited by ShadTK: Apr 14 2018, 10:56 AM

--------------------
Informações Rapidas do personagem:

Spoiler

Narrativa
Fala

nota de rodape


HP:
100% Saudavel
70% Escoriado
50% Machucado
30% Ferido
10% Estado Grave
0% Inconsciente




Atributos:

✦ DANO CORPO A CORPO: 1
✦ DANO A DISTÂNCIA: 9
✦ DANO DE ARREMESSO: 3

✦ ACERTO CORPO A CORPO: 4
✦ ACERTO A DISTÂNCIA: 4

✦ ESQUIVA: 8
✦ BLOQUEIO: 8
✦ AGILIDADE: 12

✦ RESISTÊNCIA: 1
✦ PONTOS DE VIDA:20
✦ ENERGIA:29

✦ DORIKI: 100


Peculiaridades:

Memória Expandida
Sensitivo
Aceleração

Vantagens:

Acrobata
Equilíbrio Perfeito
Pulo do Gato
Le Parkour
Artista(Brinquedos)
Aparência Inofensiva
Resistência ao álcool

Desvangatens:

Inadaptação (Água)
Preconceito (Leve)
mp
^
Bluuee
 Posted: Apr 14 2018, 02:18 PM
citar


Bluuee




Pirata



158 posts

Ficha

Bluuee is Offline

Pirata




Primeiramente, parabéns a Staff pelo sistema, achei super massa dentro do fórum e do universo One Piece.

Segundo, boa iniciativa, Shad! Adorei a sugestão do "Potencial Infinito" e sou super a favor!
As outras colocações foram muito boas, mas não entendo o bastante do fórum pra opinar, só vou aproveitar o tópico pra discutir o sistema.


Primeiramente, dúvidas:
- Sobre a característica de arma "Zoan", é necessário pagar as 20 gemas (no mínimo) da arma, mais as, por exemplo, 35 gemas da Akuma para conquistar esse tipo de item? Só confirmando.

- A evolução da akuma é feita de forma idêntica a de se o personagem consumisse?

- Mesmo se a Akuma for para a arma, ela conta como um dos "3 caminhos" possíveis com gemas?



Além disso, queria sugerir que o sistema de Kairoseki seja implementado junto de Armas Únicas, semelhante a característica "Zoan".
Por exemplo, pagar 10 gemas (ou as 15 atuais do sistema), mais as gemas da arma e cobrar 10 ou 15 pontos por isso.
Acho que todo mundo viu que o atual tópico sobre Revestimento de Kairoseki trouxe bastante discussão, e poderia ser bem mais equilibrado se unificado com o novo sistema.


Da minha parte é só 😀
mp
^
Waka
 Posted: Apr 28 2018, 04:49 PM
citar


Waka




Mercenário



1754 posts

Ficha

Waka is Offline

Programador




1. Quanto às sugestões de novos slots, iremos considerá-las e analisá-las, quem sabe não entram na lista oficial =)

2. A respeito da característica "semi-distância" é o seguinte: sim, existem armas que se encaixam nesse quesito, como o próprio exemplo que vc deu Shad. Mas o diferencial dessa característica são 2:

o primeiro que você poderia aplicá-las a armas que não são, por natureza, desta extirpe, como machados, espadas, bastões, etc. A criatividade aqui pode ser alta.

O segundo (e principal) é que ele muda totalmente o cálculo de dano da arma. Armas de dano corporal usam força, de distância, acuidade, e de arremesso qualquer um dos 2. Entretanto, armas de semi-distância fazem uma média de força e acuidade, o que por si só é algo único.

Agora, a respeito do ponto que você mencionou sobre a fórmula, tem razão. O dano final nunca será maior do que o bruto de cada atributo indivualmente. Vou levar esta questão ao desenvolvimento e, ou mudaremos a fórmula ou colocaremos como característica desvantajosa.

3. a respeito da sua duvida sobre equipamentos defensivos, é o seguinte:

Não há como aplicar as características diretamente sobre um item que, por natureza, é um equipamento defensivo. Este slot apenas dá à sua arma uma característica (as vezes, maluca) em que ela passa a ser um item defensivo e não ofensivo.

Vou dar exemplos: (1) uma enorme pistola quadrada feita de um material muito resistente, mas que por um defeito de fabricação não comporta balas. Pela sua forma, pode ser usada como um escudo para bloquear ataques. (2) como já falei, uma espada muito flexível que pode ser enrolada ao redor do tórax para dar resistência, mas não possui qualquer fio. (3) uma bazuca larga, mas curta demais para disparos, em que o usuário pode enfiar sua cabeça no bocal, usando-a como capacete.

é tipo isso.

Em relação aos bônus, a própria característica explica: por 0 pontos, vc usa ela como equipamento defensivo, mantendo as características defensivas da arma única, mas perdendo os bônus numéricos oriundos da qualidade da arma (os bônus das características se mantém, visto que não são da qualidade da arma). Por 1 ponto, você mantém 1/3 desses bônus.

No caso, os bônus não podem ultrapassar a qualidade da arma caso ela fosse uma armadura.

edit: editando pois ficou confuso. Basicamente é o seguinte: há os bônus oriundos da qualidade da arma (comum, incomum, etc) e os bônus oriundos das características de armas únicas (vantajosa, vorpal, etc). No caso da Desarmada (0 pontos), você perde os de qualidade, mas mantém os de característica; no caso de Desarmada (1 ponto) você mantém 1/3 das de qualidade (você escolhe onde são distribuídos) além das de característica. Acho que ficou mais claro.

4. sobre as armas ja poderem dar slots defensivos, sim, elas podem, mas apenas se ocuparem 2 slots. O que na prática é a mesma coisa do que ter 1 arma e 1 bracelete, por exemplo. No caso você nunca poderá ultrapassar os bônus defensivos de um equipamento defensivo. Por exemplo, o máximo que pode ter como bonus defensivo é o que está na tabela de equipamentos defensivos.

não há conflito pois a característica "defensora" permite que você transforme os bônus ofensivos em defensivos. Logo, no exemplo que você deu, ao invés de +6 dano e +2 bloqueio, voce poderia por +8 bloqueio e +0 dano, o que normalmente não é permitido.

QUOTE
Primeiramente, dúvidas:
- Sobre a característica de arma "Zoan", é necessário pagar as 20 gemas (no mínimo) da arma, mais as, por exemplo, 35 gemas da Akuma para conquistar esse tipo de item? Só confirmando.

- A evolução da akuma é feita de forma idêntica a de se o personagem consumisse?

- Mesmo se a Akuma for para a arma, ela conta como um dos "3 caminhos" possíveis com gemas?


sim para todas as perguntas =p

QUOTE
Além disso, queria sugerir que o sistema de Kairoseki seja implementado junto de Armas Únicas, semelhante a característica "Zoan".
Por exemplo, pagar 10 gemas (ou as 15 atuais do sistema), mais as gemas da arma e cobrar 10 ou 15 pontos por isso.
Acho que todo mundo viu que o atual tópico sobre Revestimento de Kairoseki trouxe bastante discussão, e poderia ser bem mais equilibrado se unificado com o novo sistema.


isso foi comentado já internamente, é uma possibilidade.

This post has been edited by Waka: Apr 28 2018, 04:53 PM
mpWebsite
^
0 User(s) are reading this topic (0 Guests and 0 Anonymous Users)
0 Members:

fechado
novo tópico
fazer enquete